PVT DE SOJA FINA |
A receita de hoje é dedicada a duas queridas amigas a Rita e a Carol.
A Rita me pediu se eu tinha algumas receitas com soja - PVT fina ou grossa - pois a filha Carol, está querendo experimentar para mudar um pouco o estilo de alimentação, por motivos de uma melhor saúde e qualidade de vida e ela não sabe como confeccionar a soja e o TOFU, de modo a que o paladar e organismo delas não rejeitem.
Por esse motivo – e também porque eu amo e consumo soja e os seus derivados – a partir de hoje vou publicar algumas receitas com soja e espero que também agrade a todos os amigos. Além de que a soja e seus derivados garantem uma melhor funcionalidade hormonal e qualidade de vida, não abdicando, todavia, de inserir na sua alimentação diária, umas vezes por semana, carne de aves e peixe: cozido, grelhado ou assado no forno – que futuramente também inserirei neste blog à disposição de todos.
Então aqui está uma nova receita... um novo paladar... uma nova experiência.
Entretanto, na coluna lateral do blog, vou deixar algumas notas sobre a soja, para quem como eu, está aberto a novas experiências, para uma melhor qualidade de vida saudável. E...
Voilá... Bon Appétit!
Rende - 4 porções
Tempo - +ou- 1 hora
Ingredientes:
400 g de espaguete integral (de preferência), 2 xícaras de chá de *PVT* Proteína de soja fina, ¼ de linguíça calabresa, 1 cenoura pequena, 2 colheres de sopa de cogumelos, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de margarina, 1 colher de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de extrato de tomate, 2 cubos de caldo de carne, 1 l de água, 1 dl de vinho branco, 3 colheres de sopa de salsa picada, 1 colher de chá de manjericão seco e 1 de sobremesa de manjericão fresco, 1 colher de sobremesa de orégano, 1 folha de louro, sal, pimenta q.b. e 1 taça de queijo parmesão ou mozarela ralado, para polvilhar.
MODO DE PREPARAR:
1º passo – Hidratar a *PVT de soja fina:
PVT de Soja fina hidratando |
Retire do fogo e adicione as 2 xícaras de Proteína de soja fina e deixe a repousar para hidratar por 30 minutos.
Entretanto...
Pique, bem fininha, a linguíça já cozinhada e misture-a à Proteína de soja que está hidratando com a cenoura.
Leve ao fogo uma caçarola com água abundante, temperada com uma pitada de sal e o azeite. Quando a água ferver, introduza o espaguete (integral) e deixe cozer até ficar "al-dente".
Seguidamente pique também finamente, a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com a margarina e depois junte a salsa picada.
Escorra o excesso de água que serviu para hidratar a PVT e reserve. Junte ao refogado a carne de soja hidratada com a cenoura e a linguíça, adicione o tomate, a folha de louro e as ervas secas. Deixe incorporar e depois adicione o resto da água temperada que sobrou da hidratação, junte o vinho branco. Tampe a caçarola e deixe cozinhar até a soja estar bem macia, por cerca de 40 minutos, sobre fogo muito brando, mexendo de vez em quando.
No final do tempo, prove o molho e se necessário, retifique os temperos.
No final do tempo, prove o molho e se necessário, retifique os temperos.
Escorra bem o espaguete e sirva com o molho bolonhesa de soja.
Enfeite com folhinhas frescas de manjericão.
À parte sirva, numa tacinha, o queijo parmesão ou mussarela ralado.
Azeitonas |
salada mista |
Acompanhe com azeitonas e... salada mista.
Nota:
*Proteína Vegetal Texturizada* - Proteína de soja fina
*
Esperando que experimentem as deliciosas receitas
e deixem os seus comentários.
Então até mais... E...
voilá... "Bon Appétit!"
Beijos
e deixem os seus comentários.
Então até mais... E...
voilá... "Bon Appétit!"
Beijos
Anna |
Um comentário:
Eba! Me deu até fome!
Eu e minha mãe vimos juntas o blog, e ficamos felizes não só pela receita, mas também pelo carinho da lembrança.
Vou perturbá-la para fazer para mim!
Minha mãe mandou um beijo, e outro meu!
Carol.
Postar um comentário